A certidão de batismo de nosso bisavô GIOVANNI anexada no processo de reconhecimento da cidadania italiana na Itália, assim também como as certidões de casamento e óbito, registradas nos cartórios de Barbacena/MG, foram retificadas, devido a nomes e dados equivocados e divergências nas informações, conforme oficio recebido do Pároco de Pordenone.
Confiamos nas informações recebidas da Itália, referente à certidão de nascimento do nosso bisavô GIOVANNI, a qual infelizmente não era do nosso bisavô. Isto motivou suspensão no processo do Consulado Italiano em Belo Horizonte.
Depois de muitas pesquisas, conseguimos encontrar a certidão original e descobrimos que:
Somos descendentes da trisavó LUIGIA MORAS, cidadã italiana, nascida na Província de Pordenone/Itália, que casou em 1ª núpcias com DAVIDE MORAS, na cidade de Porcia, Província de Pordenone, aos 30/12/1875.
Da união do casal nasceu seu filho GIOVANNI ANTONIO MORAS, em Pordenone, aos 21 de agosto de 1878.
O cônjuge de LUIGIA MORAS, senhor DAVIDE MORAS faleceu poucos dias antes do nascimento do seu filho GIOVANNI ANTONIO MORAS, em 20/07/1878.
Passados mais ou menos sete anos do nascimento do nosso bisavô GIOVANNI ANTONIO MORAS, nossa trisavó LUIGIA MORAS contraiu novas núpcias com LUIGI GRIZZO em 3/08/1885.
Pouco tempo depois, em 1889, o casal resolveu imigrar com toda a família para o Brasil, desembarcando no Porto do Rio de Janeiro em 1889, e se estabeleceram na Colônia Rodrigo Silva em Barbacena. Nessa época nosso bisavô GIOVANNI tinha 11 anos e veio como enteado conforme registro do Navio Pacifica, e juntamente com os irmãos: Antônio, Rosa e Maria e a avó Fiorina.
Nosso bisavô GIOVANNI, sempre reconheceu o padrasto LUIGI GRIZZO como pai, tanto que no registro de casamento do mesmo em Barbacena, com Giusephina Toffolo, consta o sobrenome GRIZZO.
E descobrimos, para surpresa da família toda, que Giovanni Grizzo, é sim GIOVANNI ANTONIO MORAS , nascido em 21/08/1878 em Pordenone, conforme pesquisas junto às repartições italianas e que foram comprovadas e apostiladas na Itália e traduzidas por Tradutor Público juramentado, no Brasil
GRIZZO
Luigi - Chefe - 58 anos
Luigia - Esposa - 44 anos
Maria - Filha - 1 ano
Rosa - Filha - 2 anos
Antonio Augusto - Filho - 20 anos
Giovanni - Enteado - 10 anos
Eles aportaram no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, conforme o Livro de Registro de Entrada dos Imigrantes (nº 32, fls. 111 verso) – Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, procedentes do Porto de Genova, vindos no Vapor PACÍFICA em 14 de janeiro de 1889 e, provavelmente ficaram uns 7 dias na Hospedaria Ilha das Flores no RJ, à espera de um local para se fixarem.
Com muito orgulho e carinho, apresentamos a história da NOSSA FAMÍLIA:
GRIZZO
Luigi - Chefe - 58 anos
Luigia - Esposa - 44 anos
Maria - Filha - 1 ano
Rosa - Filha - 2 anos
Antonio Augusto - Filho - 20 anos
Giovanni - Enteado - 10 anos
Eles aportaram no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, conforme o Livro de Registro de Entrada dos Imigrantes (nº 32, fls. 111 verso) – Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, procedentes do Porto de Genova, vindos no Vapor PACÍFICA em 14 de janeiro de 1889 e, provavelmente ficaram uns 7 dias na Hospedaria Ilha das Flores no RJ, à espera de um local para se fixarem.
Chegaram à Colônia Rodrigo Silva em Barbacena nesta data, conforme o Livro de Registro de Imigrantes (SG 807 – fls. 31 e 32 ) - Arquivo Público Mineiro e, já registrados com a variação no sobrenome de GRIZZO para GRICE e ocuparam o Lote nº 152.
Alí se estabeleceram para desenvolverem uma agricultura de subsistência e receberam adiantamentos para alimentação, utensílios, sementes para o plantio,medicamentos, uma vaca de leite e auxilio para a construção de uma casa.
As variações nos sobrenomes encontrados (GRIZZO – GRICE – GRIS e GRISSI), podem ser erros dos escreventes nos passaportes, ou sotaque dos imigrantes, ou mesmo por causa do rápido processamento diário de centenas de imigrantes chegados no Brasil. Alguns familiares, devido á naturalização, creio eu, se registraram como GRIS e outros GRISSI, mas é uma única e bela família.
Depois de muito pesquisar através de cartas, conseguimos através da Diocesi di Concórdia, em Pordenone, o Certificato do Battesimo do filho do 1º casamento do nosso bisavô: GRIZZO AUGUSTO ANTONIO, FIGLIO DI GRIZZO LUIGI DI ANGELO E DI PUPPI ELISABETTA, nato il ventidue (22) agosto 1868.
Do 2º casamento do nosso bisavô, nasceram: GRIZZO GIOVANNI (nosso avô), figlio di GRIZZO LUIGI DI Angelo e di CASETTA LUIGIA, EM 15 SETTEMBRE 1878.
GRIZZO ROZINA, nato il 01 de outubro de 1885, e GRIZZO MARIA, nato il provavelmente em 1887.
Encontramos também no Microfilme nº 2163254 Registro di atti di nascita – Provincia de Udine – Comune de Pordenone, conforme pesquisa feita no Centro da História da Família, da Igreja dos Mórmons, , o registro abaixo: Nº 178 – CATHERINA MARIA GRIZZO. Lánno milleottocentosettanta cinque, addi sedici de Agosto a ore auti, meridiane nove e minuti quindice, nella Casa Comunale. Avanti di me Carli Bassani Secretario Delegato Dal Sindaco contatto cinque settembre millettocentosettanta debetamente appresentato – Uttiliziale dello Stato Civille del Comune di Pordenone. E comparso GRIZZO LUIGI, di anni trentacinque, milio, domicilliato in Pordenone, il quale mi há dichiarato che alle ore... meridiane otto e minute trenta del di.... del corrente mese, nella casa posta in frazione d’Torre al número quarenta quattre da CASETTA LUIGIA di BORTOLO, sua moglie, di condizione.... é nato um bambino de sesso feminité che egli mi presente e a cui da i nome di CATHERINA MARIA. A quanto sopra e a questo allo sono stati presente quali testimoni – GIUSEPPE GRIZZO, di anni ventisette viellero... e de Min. Francesco di.....)
E outros filhos : GIACOMO LUIGI, nascido em 07/02/1877, tendo falecido no mesmo dia.
OLIVO LUIGI, nascido em 20/07/1882.
© Cristiano Maia - 2004-